Que Direção Seguir Agora?

Maria
May 7, 2003

Como proceder na educaèäo de nossas crianèas?

CM/FM 3398

Maria 612

3/02

[Obs.: A definièäo das palavras marcadas com asterisco encontra-se no glossârio no final desta Carta.]

Querida Família

Peter e eu, juntamente com nossa equipe administrativa e outras pessoas, temos pensado, falado e orado sobre a possibilidade de modificarmos os requisitos CM na Carta Magna. Faríamos isso para estarem mais dentro da definièäo que o Senhor fez de um discípulo a tempo integral na série “Convicèäo vs. Concessäo e Transigência”. Essa possibilidade näo é definitiva, entäo, por favor‚ orem por nôs‚ pois estamos considerando diferentes opèöes e nos aconselhando com os supervisores regionais. A vontade do Senhor ainda näo estâ bem clara, e näo tivemos muito tempo para nos concentrarmos em possíveis alteraèöes à Carta Magna pelo fato de estarmos dando mais atenèäo à efetivaèäo dos comitês no campo. Também estamos esperando para ver o efeito da Palavra e as modificaèöes que ocorreräo “naturalmente” devido às decisöes e crescimento das prôprias pessoas.

2. Quando estâvamos recapitulando o recente conselho do Senhor e pensando em possíveis alteraèöes aos requisitos para membros da Carta, discutimos bastante a questäo das crianèas na Família estudarem em escolas do Sistema, levando em consideraèäo o padräo dado pelo Senhor para o discipulado a tempo integral. Logicamente é um assunto bem complexo. As variâveis säo muitas, as necessidades de nossos filhos e de seus pais säo imensas, e a cada dia que passa as crianèas crescem um pouco mais.

3. Vejamos a nossa situaèäo atual e o que jâ é ponto pacífico:

4. ? Os nossos filhos têm o direito de receberem uma educaèäo adequada. Os pais e o Lar têm a responsabilidade de suprirem essa educaèäo. (Veja a Carta Magna, “Deveres dos Pais”, E e F, pâg. 67-68; "Direitos dos Pais," F, pâg. 74-76; "Direitos das Crianèas," F e G, pâg. 79-81; “Deveres do Lar da Carta: em Relaèäo a Pais e Filhos,” pâg. 98-100.)

5. ? A Carta permite que coloquem seus filhos em escolas seculares‚ mas näo recomendamos isso.

6. ? Quando da implementaèäo da Carta Magna, o Senhor, Papai, Peter e eu demos mais abertura para as crianèas estudarem fora. Na ocasiäo, estava patente que os pais precisavam de ajuda para ensinarem os seus filhos, pois muitos ainda estavam se adaptando às imensas mudanèas geradas pela Carta Magna.

7. ? Na Carta “A Educaèäo dos Nossos Filhos”, publicada em julho de 1996, nôs estipulamos claramente as diretrizes para a educaèäo espiritual e escolar de nossos filhos e as exigências em relaèäo a ela (CdM 3066‚ BN 694).

8. ? Na época em que publicamos a série “Convicèäo vs. concessäo e transigência”, muitas crianèas da Família estavam estudando fora.

9. ? Estudar fora näo tem dado bom fruto na vida dos nossos filhos. Tem sido prejudicial, porque os pais näo seguiram totalmente o conselho dado na Carta "A Educaèäo dos Nossos Filhos".

10. ? O Senhor estâ bem triste, na verdade‚ estâ “furioso” com o fruto que deu o fato das nossas crianèas estudarem fora, justamente porque elas näo têm recebido o pastoreamento, a alimentaèäo espiritual e a limpeza que precisavam ter regularmente, entäo ficaram fracas espiritualmente. (Veja a CdM 3365:107-112, BN 963.)

11. ? Peter e eu jâ declaramos claramente no parâgrafo 104 da 5a parte da série "Convicèäo vs. concessäo e transigência" que näo concordamos mais com o fato de nossas crianèas estudarem fora. Näo porque seja errado em si, mas porque os pais no geral näo cuidaram devidamente do aspecto espiritual enquanto seus filhos freqüentavam escolas do Sistema, como aconselha claramente a Carta “A Educaèäo dos Nossos Filhos”. Os pais que desobedecerem a esse conselho estäo fora da vontade suprema de Deus por deixarem os filhos estudar fora.

12. ? Estamos perdendo os nossos filhos para o Sistema‚ entäo precisamos tomar uma providência!

13. ? O conselho dado em “A Educaèäo dos Nossos Filhos” ainda funciona, se o seguirem!

14. ? Os pais têm duas opèöes: 1) tirar os filhos da escola e lhes dar o cuidado espiritual, emocional e educacional que precisam‚ sem terem que competir com a influência negativa do Sistema; ou 2) deixar os filhos continuarem nas escolas do Sistema‚ mas dedicarem mais tempo e atenèäo ao seu cuidado espiritual e emocional, bem como ao seu pastoreamento.

15. ? Os pais que näo suprirem para seus filhos o pastoreamento e o treinamento espiritual‚ bem como a educaèäo escolar, que precisam, correm o risco de perder a sua classificaèäo CM.

16. ? Peter e eu reservamos o direito de retificar a clâusula que concede aos membros da Carta o direito de colocar seus filhos em escolas do mundo. Existe a possibilidade de no futuro esta opèäo ser mais restrita no caso de Lares CM, com especificaèöes e requisitos mais rígidos e uma melhor supervisäo do fruto. Revisaremos esta situaèäo depois que os comitês do Departamento de Educaèäo da Família e de Pais, Filhos e sua Educaèäo, estiverem mais firmes.

17. Peter e eu temos nos preocupado muito com as necessidades de nossas crianèas e jovens e abordamos o assunto em BNs mais recentes como “Você é um Discípulo?” CdM 3365:90-182, BN 963; “Continue Lutando”, CdM 3366:67-129, BN 969; “Você é um Pai ou Mäe Delinqüente?” CdM 3388, BN 984 e “Soluèöes para Pastores, Pais e Todos”, CdM 3389, BN 985. Esperamos que esse conselho esteja ajudando a melhorar os pontos fracos que existem na Família na questäo da criaèäo das crianèas. Vamos comeèar a deixar de ser tolerantes demais e de ter falta de uniäo, de näo pastorearmos devidamente, etc., mas näo podemos nos esquecer ou deixar de enfatizar a necessidade de proporcionarmos aos nossos filhos uma educaèäo adequada.

18. Apesar de estarmos muito interessados em proteger os nossos filhos dos perigos da educaèäo no Sistema, e de vermos a necessidade de ministrarmos a e inspirarmos as nossas crianèas muito mais, näo podemos deixar baixar o nível de sua educaèäo escolar. A Família e cada um de seus membros precisa investir tanto no crescimento espiritual como escolar das nossas crianèas e jovens‚ pois ambos säo essenciais e constam nos direitos que a Carta Magna garante aos nossos filhos.

19. Sendo assim, precisamos ver aonde vamos a partir daqui. Se no geral os pais cujos filhos estudam fora näo têm cumprido a sua parte do contrato, o que fazemos? Proibimos que filhos de membros da Carta freqüentem escolas do Sistema? Reformamos de alguma maneira o nosso modo de vida? Abrimos escolas comunitârias? Säo questöes importantes e de grande repercussäo sobre as quais temos orado e vamos continuar orando. Vocês com certeza têm se indagado sobre essa situaèäo e provavelmente até jâ oraram sobre isso.

20. Teremos que continuar estudando a situaèäo para vermos como suprir o que nossas crianèas e jovens precisam tanto espiritualmente como no aspecto educacional. No momento ainda näo temos todas as respostas. Mas nesta BN vou lhes oferecer uma certa visäo e orientaèäo sobre o assunto. Vocês deveräo orar sobre este conselho e ver como ele se aplica à sua situaèäo.

21. Näo estou dizendo que esta BN ou mesmo algumas BNs que foram publicadas nos últimos meses resolveräo todos os seus problemas e lhes daräo todas as soluèöes. Progrediremos à medida que formos seguindo o Senhor cada dia, Lhe pedindo para nos mostrar o que nossas crianèas e seus pais precisam; à medida que formos pioneirando os comitês do Departamento de Educaèäo da Família e o de Pais, Filhos e sua Educaèäo, e fazendo as modificaèöes que Ele nos pedir. E, pela graèa de Deus e pelo poder do Seu amor, da Palavra e das chaves do Reino, efetuaremos as mudanèas necessârias tanto individualmente como na administraèäo da Família‚ e nossas crianèas seräo mais felizes, mais fortes espiritualmente‚ e receberäo uma melhor educaèäo escolar. Nôs esperamos sinceramente que, com o tempo, os comitês de DEF e PFE prestem mais servièos que nos ajudem a progredir substancialmente no sentido de resolver alguns problemas antigos que os pais enfrentam.

22. Esta primeira mensagem oferece bons conselhos e avisos. Por favor, levem estes pontos em consideraèäo à medida que continuam orando sobre a educaèäo de seus filhos.

A prioridade número 1 é o aspecto espiritual

23. (Jesus fala:) Vocês estäo travando uma guerra contra o Inimigo pela posse de seus filhos! Ele quer pegâ-los, e säo vocês que têm que enfrentâ-lo. Se deixarem de encarar a situaèäo como uma guerra, perderäo. Se deixarem de lutar, perderäo, e perderäo os seus filhos.

24. Enquanto seus filhos säo crianèas‚ tanto os pais quanto os adultos precisam lutar por eles. Depois que crescem‚ a decisäo é deles. Mas enquanto säo pequenos, os adultos da Família, e principalmente os pais, é que têm a responsabilidade de cuidar das crianèas, treinâ-las e educâ–las. Apesar de ser responsabilidade de todos e do Lar, é principalmente dos pais, bem como o dever primordial deles. (Veja a Carta Magna, “Deveres dos Pais”, E, pâg. 67-68.)

25. Nada lhes é impossível, principalmente agora por intermédio das chaves. É essencial terem fé e a visäo certa e positiva. Precisam utilizar todas as ferramentas e habilidades que lhes dei, bem como todo o treinamento que receberam, para superarem as dificuldades, os obstâculos e os desafios.

26. Precisam lutar no espírito e ganhar a guerra no espírito! Näo podem encarar como se fosse uma guerra física ou material e lutar nesse nível. Dessa forma vocês simplesmente näo têm condièöes de vencer. Ponto final! Mesmo que achem e sintam que conseguem‚ lutar somente nesse nível é buscar o fracasso. As suas armas näo säo carnais, portanto näo podem lutar dessa forma se quiserem ganhar. As suas armas säo espirituais, e o seu trabalho principal na educaèäo dos seus filhos é lutar no plano espiritual. Se derem prioridade a esse aspecto, conseguiräo ganhar a batalha no plano físico também. Por favor, entendam isso e näo deixem esse princípio baixar de nível na ordem das prioridades, caso contrârio jâ perderam, e com certeza fracassaräo.

27. Vocês têm a responsabilidade de educar os seus filhos no aspecto espiritual, moral e escolar, nessa ordem de importãncia. Todos säo importantes, mas o espiritual é supremo; em segundo lugar vem o aspecto moral, e depois o escolar. Quando digo moral, refiro-me ao desenvolvimento do carâter da crianèa para que honrem a Mim, à Família e a vocês; para que saibam distinguir o certo do errado e defendam o que é certo, sendo um exemplo de pessoas amorosas, atenciosas, compreensivas e compassivas.

A necessidade de oraèäo de intercessäo

28. A primeira maneira de cumprir o seu dever é no plano da oraèäo. Precisam lutar pelos seus filhos todos os dias através da oraèäo. Precisam interceder fervorosamente‚ com fé, por eles, näo sô fazendo oraèöes genéricas, mas sim específicas, relacionadas com situaèöes específicas que eles estäo vivenciando. Precisam batalhar por eles em oraèäo, dizendo–Me o que precisam que Eu faèa por eles e através deles, invocando as chaves para obterem resultados râpidos e eficazes. Se näo fizerem isso, se simplesmente cuidarem do aspecto prâtico, väo — e repito, VÄO MESMO — falhar. Garantiräo ao Inimigo e ao Sistema a vitôria na guerra pela mente e lealdade de seus filhos.

29. A experiência do estudo em escolas do Sistema falhou porque o campo de batalha espiritual foi entregue ao Inimigo. Ele passava o dia cuidando das crianèas, e como vocês näo lutaram por elas o suficiente, ele venceu. Venceu porque investiu tempo. Foi uma guerra de atrièäo*. Ele os sitiou e depois simplesmente os matou de fome espiritualmente, enquanto as Minhas forèas estavam fora, batalhando em outros campos ou, pior ainda, simplesmente de folga, de licenèa e sem autorizaèäo.

30. Quanto tempo vocês passaram orando pelos seus filhos enquanto eles estavam na escola? Por mais ocupados que estivessem, podiam estar orando e entregando os seus pequeninos nas Minhas mäos. Podiam ter Me invocado todos os dias, até mesmo a cada hora, pedindo proteèäo espiritual para as crianèas e Me pedindo para guiâ-las nas suas experiências, amizades‚ educaèäo e no pastoreamento que receberiam de vocês todos os dias. Vocês näo têm desculpa. Apesar das crianèas näo estarem com vocês fisicamenteestavam sob a sua responsabilidade espiritualmente. Vocês semearam o vento e colheram a tempestade, e uma tempestade que causarâ desastre nas suas vidas se a situaèäo näo for remediada.

Quais têm sido as suas prioridades?

31. Quando vierem para Câ vocês traräo duas coisas consigo: as almas que ganharam, quer direta ou indiretamente através do investimento feito na Minha obra‚ e os filhos que lhes dei. As crianèas viräo por terem recebido a Salvaèäo quando eram pequenas‚ mas algumas seräo pobres, tristes e estaräo desconsoladas. Cada uma tem o potencial para ser um grandioso filho de David no Tempo do Fim, a maior vocaèäo disponível nos Últimos Dias, o mais alto grau a que se pode aspirar. Mas se as coisas continuarem como estäo‚ com tantos pais abrindo mäo da responsabilidade de treinar os filhos espiritualmente e de lhes dar o exemplo devido, muitos näo estaräo täo preparados como poderiam estar‚ pois lhes faltarâ treinamento e forèa espiritual, ou algumas abandonaräo o servièo a Mim, pois ficaräo cansadas e perderäo a visäo.

32. Hâ muitos anos foi lhes dito que o presente que Deus lhe dâ é o trabalho que Ele quer que você faèa. (Ver a CdM 744-745, publicada em fevereiro de 1979.) Vocês aprenderam que cuidar dos seus filhos e educâ-los fazia parte do seu trabalho por Mim e deveria ser uma prioridade em suas vidas. Eu esperava que fossem por todo o mundo pregando o Evangelho a toda a criatura, mas que ao mesmo tempo também treinassem os seus filhos. Houve ocasiöes quando o treinamento das crianèas ficava muito por conta dos professores e peritos em crianèas na Família. Mas mesmo nessa época‚ Eu considerava os pais responsâveis no final das contas por garantir que seus filhos recebessem o que precisavam.

33. Agora, depois da implementaèäo da Carta Magna, os pais deveriam ver com maior clareza o seu papel na vida dos seus filhos, pois eles esperam que vocês lhes supram o que precisam emocional e espiritualmente, e em termos de educaèäo escolar. Eu näo espero que supram tudo sozinhos, pois os seus filhos têm a maravilhosa vantagem de viverem em comunidade, e devido à visäo de viverem o conceito de Uma Esposa, outras pessoas também se sentem no dever de ministrar para as crianèas e de cuidar delas, o que ajuda bastante. Todos deveriam ajudar a levar o fardo, e com isso as crianèas seriam abenèoadas. Mas até mesmo nesse sistema de educarem e cuidarem comunitariamente das crianèas, a responsabilidade maior de garantir que elas recebem o que precisam fica por conta dos pais.

34. Alguns pais deliberadamente negligenciaram essa responsabilidade, ao passo que outros simplesmente ficaram confusos ou cansados desse trabalho. Infelizmente, nesses casos as crianèas deixaram de receber treinamento em vârias âreas de suas vidas, e isso tem que mudar. Mas, enquanto hâ vida, hâ esperanèa! Quando existe arrependimento verdadeiro e boa vontade para voltar ao posto abandonado e pegar as armas que estavam enferrujando no depôsito e voltar para a batalha da qual fugiram, entäo hâ esperanèa. Na verdade, hâ mais do que esperanèa!

35. Se fizerem a sua parte, se obedecerem e se entregarem de coraèäo‚ Eu também farei a parte que Me cabe. Os seus filhos cresceräo na Minha instruèäo e admoestaèäo e receberäo uma boa educaèäo, tanto escolar quanto moral, e acima de tudo, uma boa educaèäo e um bom alicerce espiritual. Essa é a vitôria, uma vitôria que transformarâ a vida de seus filhos e de muitas outras pessoas através da influência deles.

Vocês têm condièöes!

36. Como väo conseguir fazer isso? Primeiro e acima de tudo, precisam assumir a responsabilidade pela educaèäo e treinamento espiritual de seus filhos. Se näo tiverem condièöes de fazer isso pessoalmente‚ precisam se certificar de que alguém faz. Todos os pais têm condièöes de treinar e pastorear os filhos. Se näo tivessem‚ Eu näo teria lhes dado filhos. Talvez näo tenham condièöes de fazer tudo, mas podem fazer tudo dentro da sua capacidade e se certificarem — ou em alguns casos permitirem — que outras pessoas faèam o resto. Todos os adultos têm condièöes de orar, e precisam acima de tudo labutar — realmente suarem e se empenharem — em oraèäo. Eu suei sangue orando, e näo exijo menos no espírito de vocês, adultos, se isso for preciso para vencerem a batalha.

37. O termo “oraèäo desesperada” se tornou praticamente um chaväo na Minha Família. Entäo talvez se Eu disser que näo deveriam sair dos seus aposentos com os olhos secos‚ entenderäo o que quero dizer. Vai ser preciso isso para muitos de vocês reverterem a batalha. Estou limitado pelas suas oraèöes.

38. Muitos pais logo se arrependeram, e Me orgulho da sua atitude. Sei que jâ aceitaram a mensagem publicada na Carta "Você é um Discípulo?", e que até jâ tiraram os seus filhos da escola do Sistema ou têm intenèöes de fazê-lo. Eu concordo que quanto mais cedo melhor. Contudo, näo ajam precipitadamente. Sentem-se e contem o custo. Foi esse o princípio que martelei nos Meus discípulos enquanto estive na Terra, e näo mudou. Vocês precisam contar o custo de qualquer projeto e verem se têm condièöes de concluí-lo. Mas näo deixem de Me incluir nos câlculos. Lembrem-se que sou Eu Quem providencio as condièöes!

39. Um lembrete: Ouèam claramente o que tenho a dizer quanto às medidas que precisam tomar antes de tirarem Seus filhos da escola no Sistema. Precisam primeiro conhecer a lei no país e terem certeza que estâ dentro da lei ensinar em casa. Em alguns lugares é ilegal, e nesse caso precisam procurar alternativas, como por exemplo cursos por correspondência, professores particulares, pequenas escolas cristäs, etc. Talvez precisem escrever e se aconselhar com o comitê do Departamento de Educaèäo da Família na sua ârea caso tenham dúvidas quanto ao que podem fazer.

40. Depois‚ se forem ensinar em casa‚ precisam fazer da maneira certa, certificando-se que os seus filhos estäo aprendendo. Näo podem simplesmente sentâ-los a uma carteira com um livro e mandâ-los aprender. Qualquer pai que tenha estudado pode ensinar. Se a pessoa estiver desesperada o suficiente — näo histérica ou puxando os cabelos, mas se realmente estiver interessada — entäo tem condièöes de ensinar. Talvez tenham que fazer uma reciclagem intensiva para tirar todas as teias de aranha e relembrarem tudo o que aprenderam, mas têm condièöes de ensinar, ainda mais agora que receberam o poder do pensamento celeste, pelo fato da mente de Cristo estar à sua disposièäo muito mais do que antes.

41. Vocês têm condièöes de alcanèar os padröes do Sistema. Na verdade‚ os seus filhos podem ir além, como jâ aconteceu com muitas crianèas e jovens da Família, porque o padräo de ensino escolar no Sistema caiu bastante nos últimos anos. Ensinar os seus filhos pode ser mais fâcil do que pensam, mas estejam preparados para investir bastante tempo.

42. No caso dos pais que precisam de ajuda, se fizerem o que podem, suprirei pessoas para fazerem o que vocês näo conseguem, em resposta às suas oraèöes. Suprirei todas as suas necessidades. Essa é uma promessa infalível. Talvez tenham que estar dispostos a assumir os deveres da outra pessoa para ela poder ensinar os seus filhos. Näo väo poder impingir o trabalho de educar seus filhos a outra pessoa sem fazerem a sua parte. Mas os pais precisam acima de tudo estar dispostos a fazer o possível para ensinar os filhos, confiando em Mim e até mesmo indo além do que acham que têm condièöes de fazer.

43. Vocês na Família säo inteligentes! Realmente säo! Mesmo que achem que näo têm condièöes de ensinar os seus filhos, Eu lhes garanto que, se tentarem de todo o coraèäo, apoiando-se no Meu poder, alcanèaräo êxito. Näo se subestimem.

44. E agora‚ com a efetivaèäo dos comitês, a ajuda que precisam estâ mais perto. Apesar de näo poderem resolver todos os seus problemas — pelo fato de vocês serem os responsâveis pelos seus filhos e terem que Me consultar para receberem respostas específicas e soluèöes para a sua Família e Lar — os comitês väo ser uma grande fonte de apoio, de conselhos e de idéias. Vocês poderäo usufruir da ajuda de especialistas, e depois colocar em prâtica as sugestöes e idéias que eles derem, como acharem que devem, aconselhando-se com o seu Lar. Ao sintonizarem-se e tentarem implementar as idéias dadas pelos comitês, seus fardos ficaräo mais leves e vocês seräo abenèoados com uma multidäo de conselheiros.

45. Caso ainda näo tenham feito isso, vai levar tempo para montarem a sua escola em casa, portanto estejam preparados antes de tirar os filhos da escola do Sistema. Vocês näo precisam ser perfeitos, mas quando forem comeèar a educar seus filhos em casa, precisam estar preparados para que a transièäo seja râpida e as crianèas continuem recebendo educaèäo escolar. — Sô que desta vez sem toda a porcaria e todos os males presentes numa escola do mundo!

Até comeèarem a ensinar em casa...

46. Enquanto isso, até comeèarem a ensinar os seus filhos em casa, algo que podem comeèar imediatamente é dar mais treinamento espiritual aos seus filhos e pastoreâ–los mais. Precisam ensinar-lhes a Palavra de todas as maneiras. Näo me refiro à letra da lei‚ que mata, mas sim à Palavra que é espírito e vida! Cada um dos adultos filhos de David, se tiver interesse sincero, tem condièöes de dar aulas.

47. Dediquem-se de coraèäo, deixando as crianèas ver isso! Se elas virem que vocês estäo se esforèando ao mâximo, reagiräo positivamente. Orem como se tudo dependesse de orar. Ensinem como se tudo dependesse de ensinar. Reprovem, repreendam, exortem com toda longanimidade e doutrina. Nunca desistam nem abram concessöes, e se apoiarem-se no Meu poder, Eu lhes darei a vitôria.

48. É uma situaèäo crítica, mas precisa ser cuidada da maneira certa. Vocês sô väo saber o que fazer na sua situaèäo se estiverem Me ouvindo especificamente. Näo adianta cuidarem de um incêndio como cuidariam de uma enchente. As duas säo situaèöes de emergência, mas näo säo tratadas da mesma forma. Precisam tomar medidas de emergência, mas a situaèäo vai determinar exatamente quais säo e a ordem em que devem ser tomadas, entäo vocês väo precisar Me ouvir para saberem como agir. Aconselhem-se com os comitês da sua ârea; vejam se o seu plano estâ de acordo com a Minha Palavra; planejem o seu ataque e depois ajam!

49. Se fizerem o que sabem que devem fazer‚ väo obter a vitôria mais adiante. As Minhas promessas têm a mesma eficâcia de sempre, mas para muitos o esforèo terâ que ser bem maior agora. Em outras palavras, agora muitos väo demorar mais do que antes para ganhar a vitôria. Väo precisar estar dispostos a lutar por mais tempo. Teräo tréguas e momentos mais tranqüilos, mas o caminho a maior parte do tempo vai ser bem difícil, escarpado e íngreme. É por isso que precisam de todo o poder turbinado que as chaves lhes däo, e com elas posso dar–lhes a vitôria.

50. Vai dar tudo certo para a Minha glôria e para o seu bem, porque no final vocês estaräo mais preparados para enfrentar as batalhas da Tribulaèäo. Teräo mais fé e estaräo mais avanèados, mais habilidosos, na utilizaèäo das chaves e das outras armas que adquiriräo pelo caminho. Se fizerem a sua parte, o resultado serâ vitôria. O futuro é täo promissor quanto as promessas presas às chaves do Reino! (Fim da mensagem de Jesus.)

51. (Mamäe:) Além de nos dar lembretes pungentes sobre nossos deveres para com os nossos filhos, o Senhor também deu alguns conselhos prâticos na mensagem que acabaram de ler.

52. Ele reiterou novamente a necessidade de orarem por seus filhos. Ele diz que essa responsabilidade é primordial e garante que todos nôs temos condièöes de fazer isso!

53. Ele também nos admoesta a contarmos o custo antes de tirarmos nossos filhos da escola do Sistema. Confio que os pais que comeèaram a ensinar os filhos em casa depois da publicaèäo da série "Convicèäo vs. concessäo e transigência" consideraram seriamente as necessidades deles para se certificarem de conseguir cumprir o seu dever de educâ-los em todos os aspectos. Peèo que aqueles que ainda estäo pensando em tirar os filhos da escola do Sistema, por favor‚ se certifiquem de estar bem preparados para continuar educando-os näo sô no aspecto espiritual, mas também escolar.

54. Se os seus filhos estäo estudando fora, oramos fervorosamente para que, devido à firme correèäo dada pelo Senhor na série "Convicèäo vs. Concessäo e Transigência" tenham levado a sério o conselho na Carta “A Educaèäo de Nossos Filhos”, e estejam despendendo o tempo necessârio para proporcionarem aos seus filhos o apoio espiritual, emocional e moral, bem como a limpeza e o treinamento que precisam.

55. Se no momento näo se sentem preparados, ou se a sua situaèäo näo favorece o ensino escolar em casa, ou caso näo tenham ajuda adequada, entäo é sua responsabilidade pastorear os seus filhos adequadamente enquanto estudam fora. Em outras palavras, teräo que lhes dedicar mais tempo, atenèäo e alimentâ-los mais espiritualmente‚ etc. Se a Família no geral tivesse sido mais fiel em ater à orientaèäo dada pelo Senhor em 1996 (“A Educaèäo dos Nossos Filhos”) e se tivesse levado mais a sério e seguido de verdade, se tivesse feito o que Ele disse, näo estaríamos nesta situaèäo periclitante* com os nossos filhos hoje.

56. Portanto, fica por conta dos pais cujos filhos estudam fora se sacrificarem e fazerem a sua parte, como o Senhor disse:

Embora seja um sacrifício tomarem o tempo para lhes darem o que precisam — a educaèäo do espírito e a educaèäo da mente — essas coisas precisam ser feitas. Porque se näo as fizerem, vocês näo estäo cumprindo a incumbência que lhes dei.

Seja qual for a escolha que fizerem para proporcionar conhecimento aos seus filhos‚ é um sacrifício. Se vocês tomarem o tempo para derramar neles, para ensinâ-los e educâ-los, é um sacrifício do seu tempo, pois requer forèa, tempo, esforèo, energia e amor! Você dar de si mesmo para fazer isso é um sacrifício.

Se optar por deixar que outros [pessoas de fora] eduquem os seus filhos, também é um sacrifício. Embora näo sacrifique tanto do seu tempo para ensinâ-los, sacrifica o seu tempo pastoreando–os como deve e sacrifica nas fraquezas que isso causa, pois os seus filhos väo se misturar com os que näo seguem a Deus. Entäo de qualquer forma é um sacrifício. De qualquer forma, tem uma desvantagem.

Vocês têm que decidir que sacrifício estäo dispostos a fazer. Väo sacrificar o tempo e a energia para ensinâ–los ou väo sacrificar o tempo e as energias para ajudâ-los a superar os seus problemas e influências negativas?

Saibam disto, que esses Meus presentes que lhes dei säo sua responsabilidade e vocês têm que ensinâ–los, têm que educâ-los. Têm que dar-lhes o que precisam, näo sô por ser exigido mas porque eles precisam dessas coisas. Se vocês näo os ensinarem, se näo os treinarem, se näo educarem tanto mental como espiritualmente, väo pagar por isso. Väo pagar com remorsos ou väo pagar com intromissäo*, ou väo pagar com falta de bênèäos. Pois Eu lhes dei esta incumbência de ensinar, treinar e criar essas crianèas‚ os presentes que lhes dei, e têm que derramar nelas e dar-lhes o que precisam‚ entäo näo retenham! Realizem a sua incumbência para receberem as bênèäos de Deus! (“A Educaèäo das nossas Crianèas”, CdM 3066:35-39, BN 694.)

57. (Mamäe:) Segue-se uma mensagem na qual o Senhor dâ alguns conselhos sobre como melhorarmos em certos aspectos. Por exemplo: na necessidade de mais pessoas especializadas para educar as crianèas, famílias numerosas com pouca ou nenhuma ajuda‚ divergência nos padröes para educar as crianèas, e pais que näo se sentem aptos a ensinarem os seus filhos. Ele também deixa claro que deveríamos, tanto quanto possível, tirarmos nossos filhos das escolas do Sistema, visto que o mundo mudou e estâ ficando cada vez mais malévolo. É claro que, como foi mencionado antes, vai ser preciso preparar e levar em consideraèäo muita coisa se pensarem em educar seus filhos em casa. Os desafios säo muitos, e esta mensagem mostra como descobrir o que você precisa para poder fazer isso.

58. Repito que esta mensagem näo passa de uma pequena parte de um quadro imenso. Em cada situaèäo hâ muito mais coisas a levar em consideraèäo e sobre as quais orar. Mas é algo que vocês teräo que fazer no seu Lar ou ârea, e talvez aconselhando-se com o comitê do Departamento de Educaèäo da Família e o de Pais‚ Filhos e sua Educaèäo. Väo precisar receber os detalhes diretamente do Senhor. Este conselho é genérico e lhes darâ algumas idéias, mas é apenas o comeèo.

É possível suprir a necessidade espiritual e educacional dentro do ambiente da Família!

59. (Jesus fala:) A Palavra contém as respostas; sempre estiveram lâ, desde o início. Desde que perguntei a David: "O que tens na tua mäo?"‚ até à série “Convicèäo vs. concessäo e transigência”, Eu sempre deixei bem clara a Minha postura. Disse que os Meus pequeninos deveriam ser criados na Minha doutrina e admoestaèäo, que deveriam aprender sobre Mim. Permiti vârias opèöes para a educaèäo escolar das crianèas, mas deixei bem claro que os pais na Família precisam dar prioridade à educaèäo espiritual de seus filhos. Ao mesmo tempo, porém, näo deveriam de maneira alguma negligenciar a educaèäo escolar dos mesmos.

60. Os pais que mandam os filhos para escolas do Sistema‚ negligenciando suas necessidades espirituais, sem protegê-los ou oferecer–lhes uma educaèäo nas questöes espirituais, säo pais delinqüentes. Os pais que näo proporcionam uma educaèäo escolar aos filhos também os estäo negligenciando, sendo um oprôbrio para a causa e prejudicando o futuro de seus filhos e a sua vida de servièo a Mim. Deixei bem claro que precisam cuidar de ambos os aspectos, tanto o espiritual quanto o escolar, pois näo podem favorecer um e omitir o outro.

61. Eu também deixei bem claro que a maioria dos pais na Família que coloca os filhos em escolas do Sistema näo estâ fazendo a Minha vontade suprema. O mundo mudou e continua piorando a cada dia. Exceto por raras ocasiöes, nas quais as crianèas puderam aprender um idioma difícil, estudar no Sistema deu muito mais mau fruto do que bom fruto.

62. Orientei a rainha e o rei a tomarem uma postura bem definida sobre essa questäo. O que foi dito na série “Convicèäo”, que “de agora em diante, Peter e eu queremos informar que näo concordamos que nossas crianèas e jovens estudem fora” é a Minha postura também, e näo mudarei. Vocês näo podem aguar a Minha mensagem sô por causa dos obstâculos que teräo que enfrentar para viverem ao mâximo as Minhas Palavras. Elas säo radicais e às vezes difíceis de engolir, mas precisam ser obedecidas para a Família encontrar a Minha vontade suprema.

63. Eu também näo orientei a Minha rainha a modificar a Carta Magna de modo a proibir que as crianèas freqüentem uma escola do Sistema pois, em alguns casos‚ principalmente por períodos breves e para aprenderem algo específico, como por exemplo, a língua do país, Eu o permito. Mas logicamente é preciso agir dentro das estipulaèöes ou condièöes previamente mencionadas. Isso é obediência e fidelidade‚ e gerarâ uma educaèäo infantil da qualidade que os Meus discípulos a tempo integral deveriam dar. Espero que as pessoas que säo Meus discípulos a tempo integral dêem o exemplo de criarem os filhos com amor, no temor a Mim e proporcionando-lhes um treinamento sôlido em todos os aspectos de suas vidas.

64. Portanto, a soluèäo näo é proibir taxativamente a educaèäo escolar no Sistema, nem deixar as coisas do jeito que estäo e deixar os seus pequeninos sofrerem no mundo. As pessoas que querem Me seguir väo querer fazer o que é melhor. Muitos querem mudar depois de terem lido a série “Convicèäo”. Viram que estavam errados e estäo desesperados, querendo entrar na linha novamente no que diz respeito ao cuidado e pastoreamento dos seus filhos. Entretanto, esse desejo de fazer a Minha vontade e näo deixar seus filhos serem contaminados pelo mundo näo deveria fazê–los negligenciar a educaèäo deles.

65. Como é que as crianèas väo adquirir uma educaèäo espiritual e escolar adequada? Esses dois aspectos de sua formaèäo sô seräo completamente providos na Família! Se freqüentarem uma escola do Sistema, talvez recebam uma boa educaèäo — se bem que com o nível de educaèäo hoje em dia, näo é nada garantido — mas é quase garantido que väo perder no aspecto espiritual. Foi assim que aconteceu na maioria das situaèöes em que os pais colocaram os filhos em escolas do mundo. A soluèäo é ensinarmos as crianèas no ambiente da Família‚ onde receberäo uma boa educaèäo em ambos os aspectos, tanto o espiritual quanto o escolar.

O dilema das famílias numerosas

66. Muitos pais acreditam que o melhor para os seus filhos é serem educados em casa, mas näo se sentem capazes de fazer isso. É um problema grave atualmente, pois existem muitas famílias numerosas em pequenos Lares com pouquíssima ajuda. Eles precisam angariar o seu sustento‚ sobreviver em campos difíceis, formarem uma igreja de membros Contato e ao mesmo tempo cuidarem da vida espiritual e educacional de seus filhos. Para muitos pais isso é assustador, pois freqüentemente contam com pouquíssima ajuda, e em muitos casos têm bastante dificuldade em encontrar pessoas com quem morar para poderem cumprir o requisito do número mínimo de membros votantes estipulado pela Carta Magna.

67. Quero lhes fazer uma pergunta: Onde estäo as pessoas sacrificadas que däo a vida para ajudar essas famílias carentes? Onde estäo os professores? Onde estäo as pessoas que väo ajudar a cuidar das crianèas, que väo ensinar-lhes e instruí-las nos Meus caminhos?

68. Antigamente as famílias numerosas normalmente tinham muito mais ajuda e apoio do que hoje em dia. Por quê? As razöes säo muitas‚ e näo podemos culpar apenas um partido.

69. Primeiro, porque alguns pais negligenciaram a sua obrigaèäo de cuidar dos seus filhos e de educâ-los, deixando as pessoas ressentidas e fazendo-as näo querer ajudâ–los. Possíveis ajudantes acham que se os pais näo estäo fazendo a parte deles, entäo eles tampouco väo querer agüentar o rojäo.

70. Antigamente, quando as crianèas se tornavam adolescentes, dependia-se muito delas para cuidar das crianèas, mas agora os adolescentes estäo cansados disso. Acham que, se os pais têm filhos, entäo deveriam cuidar deles, e näo simplesmente jogarem o fardo sobre os adolescentes e jovens. Essa atitude näo é certa‚ mas por outro lado, as pessoas que batalham por tantas horas, dia e noite, ajudando a cuidar das crianèas näo foram devidamente compreendidas. Faltou apreèo por elas e também tempo para fazerem outras coisas. Entäo, depois de tantos anos, essas pessoas näo querem nem pensar em cuidar de crianèas. É triste, porque em muitos casos o Meu chamado para esses jovens era serem ganhadores dos Meus “novos discípulos conhecidos”.

71. Para as famílias numerosas receberem a ajuda que precisam, têm que apresentar seu pedido a todos os Meus filhos, tanto mais jovens quanto mais velhos, de modo a encontrarem as pessoas que väo querer ajudar a ensinar, instruir e criar as crianèas. As crianèas säo heranèas Minhas, säo uma dâdiva preciosa, um tesouro, que deve ser bem cuidado. O trabalho de cuidar das crianèas deveria receber glôria e ser considerado um alto chamado na Família. Eu jâ fiz isso repetidas vezes na Minha Palavra, mas ainda assim, muitas pessoas näo têm essa visäo.

72. Busquem–Me por maneiras prâticas para a Família, no geral‚ — nas diferentes regiöes e em cada Lar individualmente — transformar a tarefa de cuidar das crianèas no melhor trabalho que existe na Família! Näo dâ para fazer as pessoas trabalharem o dia inteiro, näo saírem muito, tendo pouquíssima folga e depois esperar que considerem esse um ministério glorioso. É claro que cuidar de crianèas talvez nunca seja considerado täo glamoroso ou importante como gravar num estúdio ou trabalhar a tempo integral com informâtica, provisionar, fazer follow-up ou qualquer outro ministério mais vistoso ou notâvel. Mas é possível tomar algumas medidas para melhorar a situaèäo e vocês poderem manter as pessoas escolhidas para esse ministério, bem como incentivarem outras a também o abraèarem.

73. Outro problema que impede bastante que as famílias numerosas recebam ajuda com os filhos é a desuniäo, a falta de apreèo e o egoísmo que surgiram na Família. Esses fatores muitas vezes afugentam as pessoas que poderiam ajudar, ou evita que vârias famílias que poderiam se ajudar mutuamente, vivam juntas. A falta de um padräo de disciplina conjunto e pais delinqüentes que mimam os filhos e atrapalham o trabalho das pessoas que tentam cuidar deles muitas vezes desiludem aqueles que poderiam ajudar, e os faz desistir dessa idéia. Eu até dou razäo aos ajudantes por essa atitude, pois é quase impossível assumir uma tarefa täo difícil como cuidar de crianèas e também ter batalhas constantes com os pais.

74. Pais que näo conseguem viver com outras pessoas‚ se comunicar e concordar num padräo de disciplina; que näo amam e däo valor àqueles que cuidam de seus filhos, merecem ficar sozinhos sem ajuda de ninguém. Mas fico de coraèäo partido pelas crianèas que têm que sofrer pelos pecados dos pais. Estou pedindo que todos os pais despertem tanto quanto estou fazendo um pedido por ajudantes e professores.

Serâ hora de voltarmos a abrir escolas da Família?

75. Alguns pais näo se sentem capazes de ensinar os filhos, por isso os colocam em escolas do Sistema. Bem, por que entäo näo ter escolas da Família? A visäo de ter escolas funcionou, e apesar de terem ocorrido muitos problemas por causa dos grandes Lares-escola e devido aos erros que certas pessoas ou âreas cometeram, na maioria dos casos as crianèas pelo menos obtiveram os dois pilares da sua educaèäo. Foram bem ministradas espiritualmente e também receberam uma boa educaèäo escolar.

76. Näo estou dizendo que quero que a Família volte à época dos grandes combos e escolas, pois essa época jâ passou. Mas uma soluèäo para os problemas que a Família estâ enfrentando nessa questäo hoje em dia poderia ser um externato, um Lar onde as crianèas de vârios Lares da ârea estudariam. E seria sustentado total ou parcialmente pelos Lares participantes. Envolve muitos aspectos, mas poderia ser uma soluèäo para as necessidades dos pais hoje e no futuro. Existem obstâculos, claro, principalmente no aspecto financeiro, mas se a Família estâ realmente falando sério e todos acreditam que as crianèas säo importantes o suficiente para justificar algo assim, entäo é possível. Näo é para todos, mas é preciso fazer algo para ajudar os pais.

77. No momento, para comeèar, é preciso pedir ajuda e soluèöes para evitar que as pessoas que cuidam de crianèas fiquem desgastadas. Os pais precisam abandonar a sua delinqüência na educaèäo dos filhos e todos precisam viver e trabalhar unidos. É possível obter ajuda, e as soluèöes existem, se todos viverem de acordo com o que estipulei na Minha Palavra.

78. Os professores na Família precisam ser honrados e receber ajuda e apoio. Eles desempenham um papel täo vital como o das pessoas que testemunham e ganham outros, pois estäo treinando os discípulos e testemunhas do futuro.

79. É isso o que pode ser feito no momento. A Família estâ mudando de direèäo, mas vai levar tempo. Depois que os comitês estiverem montados, haverâ um mecanismo que poderâ ajudar a bombear mais idéias de acordo com a necessidade de cada ârea.

80. É preciso segurar o Meu padräo ao alto, e mesmo que por uns meses — enquanto a Família estâ mudando de marcha e entrando para um nível de maior dedicaèäo — as coisas fiquem um pouco desordenadas, com paciência, amor e derramando as Minhas sementes‚ näo permitirei que aqueles que realmente querem Me seguir ao mâximo sofram. (Fim da mensagem de Jesus.)

O resto fica por sua conta!

81. (Mamäe:) O Senhor estâ novamente batendo na tecla do padräo que Ele espera. Estâ bem claro o que Ele espera dos pais. Vocês devem cuidar espiritualmente dos seus filhos e proporcionar-lhes uma educaèäo escolar adequada. Os seus filhos têm o direito de receberem essa instruèäo, e vocês têm o dever de proporcionâ-la ou certificarem-se de que outros o fazem.

82. O Senhor, porém, reconhece que hoje em dia essa é uma tarefa extremamente difícil, pois os obstâculos säo muitos. Alguns pais perderam a visäo ou ficaram letârgicos, de modo que relaxaram em seus deveres ou até mesmo os abandonaram. Existem também famílias numerosas sem ajuda suficiente. A situaèäo mudou nos últimos dez anos, e hâ menos pessoas que se sentem chamadas a dar a vida para ajudar a cuidar dos filhos dos outros. Säo poucos os que querem sacrificar o seu tempo‚ liberdade‚ juventude e outros interesses para ajudar a criar e ensinar as crianèas, principalmente filhos dos outros.

83. Tenho certeza que näo é novidade para vocês o fato de que os jovens que antes ajudavam a cuidar de crianèas ficaram desgastados e näo querem nem ver mais crianèas. É triste‚ mas é verdade. Sinto muito‚ pois é um revés terrível para a Família no geral, mas principalmente para as crianèas, que poderiam ser beneficiadas pelos cuidados e educaèäo que tais pessoas poderiam lhes dar. É uma perda monumental quando professores e pessoas que cuidam bem de crianèas abandonam esse ministério, sejam eles jovens ou mais velhos.

84. Tenho certeza que poucos discordaräo com o conselho do Senhor de que precisamos tornar o trabalho de cuidar das crianèas um ministério respeitado e honrado na Família. Talvez näo seja täo glorioso como alguns ministérios mais públicos, mas no geral todos deveriam entender e saber que os professores e aqueles que cuidam das crianèas säo pessoas extremamente valiosas. Säo pessoas importantes! Se elas näo sentem mais que säo, ou se vocês näo as consideram assim, entäo com certeza hâ algo errado.

85. Desde o princípio, desde a Carta “O Que é Isso na Tua Mäo?”‚ a Palavra assinalou a importãncia das pessoas que cuidam das crianèas, quer sejam as mäes, os pais, ou outros. Existem inúmeras Cartas nas quais o Senhor‚ Papai e eu lhes mencionamos como nossas crianèas e jovens säo importantes, e que cuidar deles é um ministério que vale ouro. Mas serâ que vocês realmente acreditam que o presente que Deus lhe dâ é o trabalho que Ele quer que faèam? Estäo agindo assim? Na verdade näo, e isso precisa mudar.

86. Nôs precisamos fazer um apelo àqueles que se sentem chamados a abraèar o ministério de cuidar das crianèas na Família como a sua vocaèäo na vida. Mas, querida Família, eu lhes pergunto o que mais podemos dizer além de tudo o que jâ foi dito? O que mais o Senhor ou Papai poderiam dizer? O que mais Peter e eu poderíamos dizer?

87. Daqui, nôs näo temos condièöes de efetuar as mudanèas necessârias. Podemos lhes dar a Palavra e as ferramentas‚ compartilhar a visäo e orientâ-los com a instruèäo atual que o Senhor estâ dando. Podemos também chamar a sua atenèäo para os conselhos jâ dados anteriormente, para o alicerce da nossa fé sobre as grandes alegrias e as bênèäos de educar as crianèas. Podemos orar pelos pais e por seus filhos. Podemos orar por mais obreiros que atendam ao chamado de dar a vida pelas crianèas e por nossas famílias numerosas, mas é sô isso que podemos fazer. O resto fica por sua conta.

88. Peter e eu jâ falamos sobre os pais delinqüentes e tolerantes demais, e jâ demos as orientaèöes necessârias. Nôs ensinamos, instruímos e imploramos para que superassem os problemas com desuniäo e estabelecessem padröes unidos para a disciplina. Nôs desmascaramos os Selvegions e avisamos vocês que as pessoas envolvidas em casos graves e persistentes de desuniäo poderiam perder a sua classificaèäo CM. Podemos orar, pedindo mais amor, mais humildade, perdäo e submissäo, mas sô isso. O resto fica por sua conta.

89. Podemos lanèar a idéia de escolas comunitârias da Família‚ com as pessoas trabalhando juntas para instruir as crianèas. Podemos orar para o Senhor colocar em seus coraèöes o desejo de fazer isso, a fé para organizarem, e o amor e a convicèäo para trabalharem juntos por amor às crianèas; para fazerem uma permuta, ajudando a suprir as necessidades do Lar que ensinaria seus filhos. Mas sô podemos fazer isso. O resto fica por sua conta.

90. Estäo vendo, querida Família? O Senhor estâ lhes dando soluèöes e idéias, e sabemos que existem soluèöes para os problemas. Mas näo podemos estar aí nos Lares e nas reuniöes de pastores e conselhos de cidade. Näo podemos obrigâ-los a ser obedientes. Näo podemos forèâ–los a nada.

91. Peter e eu estamos lhes transmitindo a verdade, a orientaèäo‚ as Palavras do Senhor. Trabalhamos duro para montar a estrutura de comitês para que pessoas especializadas em diferentes ministérios pudessem representar o seu campo e âreas e encontrarem as soluèöes para os problemas. Neste momento, grande parte do êxito dessas mudanèas e do progresso da Família vai depender de vocês, que compöem a Família!

92. Freqüentemente ouèo falar que a “Família” ou os WS säo culpados por tudo quanto é tipo de problema. É como se algumas pessoas vissem a “Família” como uma mâquina imensa ou algo com mente prôpria e que pode agir por livre e espontãnea vontade. Näo é verdade. A Família é você. A Família nada mais é do que milhares de pessoas‚ e ela realiza‚ sem tirar nem põr, o que essas pessoas — ou seja, você — realizam. Entäo, caso näo esteja contente com a situaèäo das crianèas, caso näo goste do fato de näo existir gente suficiente para cuidar delas; caso sinta que é injusta a maneira como as pessoas que cuidam de crianèas säo tratadas, se estâ desiludido pelo fato de alguns bons professores terem largado a sua coroa, o que você vai fazer a respeito? Pense um pouco.

93. Precisamos abordar esta questäo, pois é uma situaèäo que precisa mudar na Família. No momento — e na verdade jâ hâ um bom tempo — temos tido um grande problema‚ que é o das pessoas culparem “a Família” pelas coisas que lhes desagradam. Que desculpa esfarrapada. Cada pessoa tem que entender que ela é a Família. Você é a soluèäo! Aquilo que você faz, pensa, as decisöes que toma‚ o seu grau de obediência e de iniciativa, é o que determina o êxito ou o fracasso da Família.

94. Na mensagem que acabaram de ler, o Senhor diz que precisamos implorar por ajuda e encontrar meios de evitarmos que as pessoas que cuidam de crianèas se desgastem. Ele disse que os professores têm que ser honrados, ajudados e apoiados. Disse que os pais delinqüentes precisam largar suas atitudes erradas e maus hâbitos, e que é preciso restaurar a uniäo. Säo essas as coisas que o Senhor espera de vocês, querida Família. A bola estâ no seu campo.

95. Peter e eu estamos de mäos atadas, pois o Senhor estâ apresentando esse desafio a vocês. Nôs estamos fazendo a nossa parte, que é lhes dar a Palavra; mas fica por sua conta buscarem o Senhor, obedecerem e agirem de acordo. Ninguém pode chegar e agitar uma varinha de condäo sobre os problemas existentes, esperando que se resolvam sozinhos. Nunca acontece assim. Essa idéia é täo ineficaz como ficar esperando que uma entidade meio vaga‚ conhecida como “A Família”, venha e cuide dos problemas dos seus filhos.

96. Você é a Família, e vocês säo os únicos que podem resolver esses problemas. Sô vocês podem dedicar suas vidas às crianèas da Família e inspirarem outros a fazerem o mesmo. Sô vocês podem orar sobre as idéias dadas nesta BN para verem se väo funcionar na sua situaèäo. Sô vocês podem montar uma escola para as crianèas e jovens na sua cidade. Sô vocês podem fazer com que o ministério de cuidar das crianèas se torne honroso, dando aos pais, professores e às pessoas que ajudam a cuidar de crianèas o respeito e o apreèo que merecem.

97. Vocês têm os comitês‚ a Palavra e as ferramentas para o trabalho — e têm as crianèas. Agora fica por sua conta decidir o que väo fazer com isso! Näo vai haver outra soluèäo. O Senhor estâ esperando por vocês!

98. Sei que existe um problema imenso, que é o fato das famílias numerosas näo terem ajuda suficiente, e isso é muito difícil para as crianèas e para os pais, que talvez tenham dificuldade em aceitar que o que eu disse é justo. Talvez achem que estou esperando demais ou que näo entendo a sua situaèäo.

99. É verdade que nunca estive na sua situaèäo, e talvez näo entenda tintim por tintim o que passam. Mas tenho fé que o Senhor deu as soluèöes. Na verdade, estou convencida disso. Provavelmente é bom eu estar um pouco afastada da labuta diâria que vocês enfrentam, caso contrârio eu talvez me envolvesse tanto nas batalhas, problemas e dificuldades diârias que perderia a fé, como aconteceu com muitos de vocês. Mas como o Senhor mandou Peter e eu ficarmos no “topo da montanha”, como Papai dizia, estamos numa posièäo em que vemos além dos problemas e encontramos soluèöes. Sei que essas soluèöes väo dar certo‚ porque procedem do Senhor. Talvez näo sejam exatamente o que o seu Lar ou a sua família precisa‚ mas tenho certeza que contêm os princípios gerais que precisam, se os efetivarem com a orientaèäo e o auxílio do Senhor.

100. Sinto muito pelo fato dos pais com tantos filhos estarem tendo tantas dificuldades. Fico preocupada com o que precisam, e muitas vezes jâ oramos e discutimos sobre como ajudâ-los mais. Cada situaèäo é uma situaèäo, e näo digo que entendo tudo ou acho que a visäo geral dada pelo Senhor funcione como uma grande atadura que vai sarar instantaneamente todas as dores. Sei que precisam de conselhos mais específicos e mais detalhados, e vocês, queridos pais‚ teräo que recebê-los do Senhor. Mas vou compartilhar com vocês agora uma mensagem que acredito que vai ajudar a mudar a sua perspectiva.

101. Estamos divulgando as suas necessidades e pedindo ajuda. Estamos orando fervorosamente para o Senhor tocar o coraèäo das pessoas qualificadas para que queiram cuidar de crianèas. Mas tem algo que vocês também precisam fazer. Vou deixar o Senhor explicar.

Todos säo beneficiados quando as pessoas ajudam famílias numerosas!

102. (Jesus fala:) Vocês querem resolver o problema das famílias maiores, a necessidade de arranjarem pessoas para ajudâ–las, näo sabem o que fazer para incentivar pessoas que queiram ajudâ-los a cuidar dos filhos. Essa aparente falta de pessoas dispostas a ajudar, a falta de pessoas com visäo e desejo de ajudar as famílias é um problema.

103. Existe a necessidade de bons ajudantes, mas a questäo é saber onde eles estäo. Como inspirar as pessoas a ajudarem as famílias numerosas? Como diz o ditado, é um fato que se pode levar o cavalo à beira do rio, mas näo forèâ-lo a beber. Eu tenho condièöes até de transformar pedras em ajudantes, se necessârio! Mas se Eu fizesse isso, muitos näo aprenderiam as lièöes que precisam e que desejo que aprendam, como por exemplo, sobre amar, compartilhar‚ se comunicar‚ dar e ceder, uniäo, apreèo e cuidar um do outro. Quando forem procurar uma soluèäo para esse problema, peèo-lhes que considerem os seguintes pontos:

104. 1) Todos os pais deveriam clamar o poder das chaves e contar com milagres. Parte do problema é o princípio täo simples de “näo tendes porque näo pedis”. Vocês precisam näo sô pedir‚ mas também cumprir as condièöes estipuladas por Mim. Precisam pedir e fazer a sua parte. Em alguns casos vocês, pais, näo recebem a ajuda que precisam porque näo estäo dispostos a fazer as adaptaèöes necessârias ou as modificaèöes em suas vidas ou modo de agir que incentivariam outros a se unirem a vocês. Em alguns casos näo sondaram seus coraèöes o suficiente nem recorreram a Mim em busca de soluèöes, para Eu guiâ-los quanto às mudanèas necessârias.

105. Os pais precisam orar para receberem a ajuda necessâria, e peèo que näo sô faèam os seus pedidos, mas que recebam a Minha orientaèäo explícita quanto aos passos que quero que dêem nas circunstãncias em que se encontram para poderem obter a ajuda necessâria. Muitas vezes a provisäo do pessoal é algo condicional, que depende da sua obediência à Minha orientaèäo.

106. As respostas väo variar muito, dependendo de cada pessoa, das circunstãncias em que se encontra e da necessidade. Talvez Eu queira que os pais mudem um pouco o seu modo de trabalhar. Talvez possam modificar um pouco as coisas para atrair mais as pessoas ou inclinar o coraèäo delas para ajudâ-los. Talvez haja pessoas com potencial bem na sua cara, mas vocês näo têm a visäo para ensinar, treinar e ministrar às pessoas, para ajudâ-las a obter o seu potencial mâximo e serem o que desejo que sejam. Os pais precisam entender que as pessoas que forem ajudâ-los näo väo ser totalmente qualificadas. Eles talvez tenham que participar ajudando a suscitar ajudantes‚ ensinar-lhes e treinâ-los para esse trabalho.

107. E também, quando alguém estâ disposto a ajudâ-los, a maneira como tratam a pessoa faz uma grande diferenèa e determina o seu grau de satisfaèäo e tempo de dedicaèäo. Por exemplo, precisam estar dispostos a dar autoridade às pessoas que os ajudam a cuidar das suas crianèas, a aconselharem-se com elas e apoiarem-nas quando disciplinarem os seus filhos. Precisam também levar em consideraèäo as opiniöes delas e serem abertos, mesmo quando elas oferecem soluèöes ou idéias diferentes do que você estâ acostumado a fazer. Repito mais uma vez que, se tratarem os professores sem amor e näo lhes demonstrarem respeito e consideraèäo, ouvindo as suas idéias — e näo sô ouvindo, mas também colocando-as em prâtica — essas pessoas näo väo querer ajudâ–los por muito tempo.

108. Talvez os pais possam fazer mais para promover e divulgar a sua necessidade. Talvez estejam procurando ajuda no lugar errado. Vale a pena fazer propaganda! Resumindo‚ precisam:

  1. Orar, invocar as chaves e pedir-Me para suprir.
  2. Agir de acordo com as condièöes.
  3. Receber o Meu conselho. Venham até Mim com a mente e o coraèäo abertos à orientaèäo, ao conselho e às diretrizes sobre o que quero que faèam para obterem ajuda — seja mudando o seu modo de pensar ou de agir para atrair mais as pessoas, seja tendo a visäo de ensinar e treinar alguém para o trabalho.
  4. Estar abertos caso Eu queira que faèam algo novo e diferente.
  5. Ter respeito pelos professores e pelas pessoas que ajudam a cuidar das crianèas; ouvir as suas idéias, ajudâ-las a se sentirem úteis, dar-lhes autoridade e apoiâ-las no seu trabalho.
  6. Fazer propaganda. Mostrem o seu trabalho de forma atraente para as pessoas desejarem participar. Informe as pessoas sobre o que väo ganhar e os benefícios, como estaräo ajudando a ganhar o mundo caso decidam ajudar a cuidar dos seus filhos.

109. 2) O outro passo chave é viver a Lei de Amor. Se os pais fizerem a parte deles e viverem segundo a Lei de Amor, veräo que as pessoas väo estar mais dispostas a suprir a necessidade. “Dê e lhe serâ dado” — é o preceito âureo do Meu Espírito. Se estiverem procurando pessoas para ajudâ–los, mas näo estiverem dispostos a realmente incluí-las na sua família, as pessoas näo väo ficar por muito tempo. Näo estou querendo dizer que precisam assumir uma segunda esposa‚ mas sim incluir as pessoas que estäo dispostas a cuidar de seus filhos como membros firmes da sua equipe e da sua pequena família. Isso acontecerâ se dividirem a carga, orarem juntos, aconselharem-se juntos, estiverem unidos, suprirem o que essas pessoas precisam, se o amor e o apreèo forem recíprocos, se viverem juntos em conselho e convívio, como uma família, praticando a Lei de Amor nas pequenas coisas, e verdadeiramente dando a vida uns pelos outros.

110. Se quiserem ajudantes‚ mas tiverem apenas uma relaèäo de trabalho com essas pessoas, näo vai dar certo. Se quiserem pessoas que väo suprir o que vocês precisam em termos de ajuda para os seus filhos, mas näo pensarem em tomar passos definidos e concretos para suprir o que elas precisam‚ näo vai dar certo. Dê e lhe serâ dado. Dê e lhe serâ retribuído. Se querem pessoas que possam assumir as responsabilidades que vocês prôprios näo estäo dispostos a assumir, näo vai dar certo. Vocês precisam dar o exemplo‚ precisam compartilhar a carga.

111. Mas se os pais ficarem fervorosos Comigo; se estiverem seguindo a Palavra de perto, esforèando-se por viver segundo a Lei de Amor em todos os aspectos, fazendo todo o possível para seguir a série “Convicèäo”; se estiverem entusiasmados no seu trabalho como pais de modo a transmitirem esse fogo a outros, se estiverem Me seguindo de perto, Me buscando todos os dias, Me pedindo soluèöes e Me consultando para saberem como ajudar as pessoas, aí Eu suprirei as suas necessidades.

112. Ter uma família grande deveria ser uma grande vantagem! Todo o mundo precisa sentir o amor, o calor e a seguranèa de uma família. Que melhor amor e seguranèa pode-se encontrar que o de uma vida verdadeiramente em família? Näo é muito fâcil encontrar o amor, a atenèäo e o cuidado que os pais dispensam aos filhos e às pessoas que os amam e ajudam a cuidar de seus filhos. Säo muitas as vantagens da vida em família.

113. Existe uma hora e um lugar para tudo, e em algumas ocasiöes estâ dentro da Minha vontade, entäo abenèõo e prospero trabalhos compostos principalmente de pessoas solteiras ou de Lares sem crianèas ou com poucas crianèas, por um certo tempo e propôsito. Mas no geral‚ desejo que os Lares sejam compostos por famílias — mäes, pais, filhos, e pessoas que os ajudam, colegas de trabalho. Ter crianèas por perto é a alegria da vida! Todos participarem para cuidar das crianèas é um privilégio de valor inestimâvel, pois todos säo beneficiados pelo amor de uma crianèa.

114. Näo sô as crianèas têm necessidades, mas as pessoas que cuidam ou ajudam a cuidar delas, ou as que possibilitam que outros cuidem delas, também têm necessidades que uma família grande pode suprir. As pessoas que väo ajudar uma família grande näo sô recebem bênèäos especiais, mas também alegria‚ satisfaèäo e um sentimento de realizaèäo que näo encontraräo em nenhuma outra posièäo. Hâ muito a ser dito a favor de famílias numerosas que incluem solteiros, pois estes últimos têm muito a ganhar numa situaèäo assim. Eles ganham a alegria de uma verdadeira vida em família, do amor e dos cuidados que sô uma família pode dar, ganham o convívio, o companheirismo, conselho‚ amor, oraèäo‚ camaradagem, a seguranèa da uniäo e a satisfaèäo de saberem que‚ por participarem da vida das crianèas, também estäo ajudando a determinar o futuro. Elas recebem o amor e a pureza que sô as crianèas podem dar.

115. É assim que pretendo que funcione, é uma rua de mäo dupla. Näo sô as famílias grandes precisam de ajuda para cuidar dos seus filhos, mas as pessoas solteiras‚ sem filhos, também têm uma grande necessidade, pois também lhes falta algo. Elas também têm uma grande lacuna que precisa ser preenchida e que Eu criei para ser preenchida através da vida em tribos‚ nesse tipo de situaèäo, como uma grande e feliz família, com mäes, pais, ajudantes e crianèas, todos vivendo em amor, crescendo juntos e suprindo o que cada um precisa. (Fim da mensagem de Jesus.)

116. (Mamäe:) Aqui o segredo é entender que quando as pessoas se juntam a famílias maiores para ajudâ–las, todos säo beneficiados. Ambas as partes podem ganhar bastante. A carga dos pais fica mais leve, é claro, e as crianèas recebem ajuda, atenèäo e ministraèäo por parte dos ajudantes. Mas o que muitas vezes esquecemos, ou näo percebemos — devido a experiências ruins do passado ou “desgastes” que algumas pessoas sofreram — é que quem ajuda também sai ganhando. Uma situaèäo assim, que suprisse o amor de uma família, poderia ser a soluèäo para muitas pessoas solitârias!

117. Existem certas condièöes. Os pais precisam orar fervorosamente e mencionar suas necessidades. Eles também väo ter que mudar. Näo väo poder ser exigentes ou indolentes e depois esperar que as pessoas queiram ficar ajudando-os. Se elas trabalham o dia inteiro cuidando dos seus filhos, esperam que enquanto isso vocês estejam fazendo algo importante e benéfico para o Reino. Näo podem simplesmente ficar enrolando e perdendo tempo enquanto outros estäo fazendo o seu trabalho! Näo podem exigir e murmurar, esperando que todos sirvam vocês ou sintam pena de vocês porque têm muitos filhos. Näo podem simplesmente largar suas crianèas nas mäos dos outros sem também fazerem todo o possível para ministrarem a elas.

118. Näo podem esperar que as pessoas queiram ajudar com os seus filhos se vocês prôprios fogem dessa responsabilidade e näo estäo dispostos a cuidar deles! Näo podem tratar as pessoas que ajudam a cuidar das crianèas como “empregadas”‚ esperando que dêem duro por vocês e pelos seus filhos, sem permitirem-lhes expressar suas opiniöes ou participarem da tomada de decisöes. Näo podem achar que a ajuda das pessoas é garantida. Se näo demonstrarem bastante apreèo por essas pessoas, se simplesmente agirem como se elas tivessem o dever de ajudâ-los, näo vai dar certo. Precisam estar bem agradecidos por cada ajudinha que recebem‚ e precisam expressar esse apreèo em palavras, para seus ajudantes saberem sem sombra de dúvida que estäo gratos por elas!

119. Existem muitos novos mundos a serem descobertos, mas vai exigir trabalho! Todos provavelmente väo ter que mudar um pouco e no princípio aceitar algumas coisas por fé. Provavelmente näo vai ser logo tudo celestial, caloroso e aconchegante. Vai haver muitos detalhes a serem resolvidos e também precisaräo se comunicar, orar‚ agir com compreensäo e determinar as regras de interaèäo, por assim dizer. Mas existe o potencial para, com o tempo, formar-se um relacionamento bem feliz e gratificante para todos.

120. O Senhor estâ a par das suas necessidades, e se realmente se colocarem em Suas mäos amorosas, veräo que tudo vai dar certo mesmo‚ e provavelmente serâ bem diferente do que esperavam. Estamos orando desesperadamente para que este conselho traga mais felicidade aos pais e possíveis ajudantes. Por favor, orem sobre estas coisas com o coraèäo e a mente abertos.

121. Peter e eu os amamos muito e estamos clamando as chaves para vocês obterem as soluèöes para os problemas que precisam. Sabemos que o nosso maravilhoso Marido os abenèoarâ se seguirem a orientaèäo que Ele der para a sua situaèäo.

Com muito amor e oraèöes, Mamäe

LEITURA ADICIONAL

Ainda somos uma revoluèäo!

122. (Papai fala: ) Sem visäo o povo perece e muitos jovens na Família hoje estäo perecendo porque näo têm a visäo nem sentem o chamado, a inspiraèäo, o entusiasmo, a magia e o milagre que é fazer parte de uma revoluèäo. “Revoluèäo? Que revoluèäo?” eles perguntam. “Näo vejo revoluèäo nenhuma!”

123. A revoluèäo tem que ocorrer no seu coraèäo cada dia. Mudanèa é vida‚ mas deixar de mudar ocasiona estagnaèäo e morte. As pessoas reagem de diferentes maneiras quando as coisas comeèam a mudar. Quando mudam no sentido que elas querem, é mais fâcil ficarem animadas e apoiarem a situaèäo. Mas quando a mudanèa que você esperava näo acontece, ou se acontece algo diferente‚ principalmente se for algo que você realmente näo queria, aí você se sente sob pressäo, tendo que tomar uma decisäo. Vê–se forèado a tomar uma atitude para voltar a uma condièäo mais tranqüila e feliz.

124. Uma expressäo antiga no Sistema que eu ouvia muito na minha juventude era: “Pode ir tirando o cavalinho da chuva!” As pessoas diziam isso para você se preparar para uma decepèäo. Eu nunca gostava quando me diziam “vai tirando o cavalinho da chuva”, porque jâ nasci muito positivo! Eu era um idealista que procurava coisas bem além das coisas boas que jâ existiam no mundo. O meu cavalinho vivia a maior parte do tempo “no outro mundo”!

125. Eu sempre ria de uma musiquinha que falava sobre uma formiga que tinha “esperanèa demais” para coisas que pareciam totalmente impossíveis, como por exemplo querer remover uma certa seringueira do lugar. [Obs.: Encontra-se nas fitas My Old Favorites.] Também tinha uma estrofe que falava sobre um carneiro decidido a derrubar uma represa. Seja como for, a canèäo queria incentivar as pessoas a näo desanimarem diante de uma aparente impossibilidade‚ porque a sua fé, determinaèäo e positivismo säo forèas muito poderosas, que poderiam até superar coisas aparentemente impossíveis.

Esperanèa demais

Como é que a formiguinha

Acha que vai tirar aquela seringueira de lâ?

Todos sabem que näo dâ

Pra uma formiga a isso chegar.

Mas ela tem esperanèa, esperanèa demais,

E estâ construindo castelos no ar.

Entäo, quando quiser desanimar,

Em vez de desistir,

Pense na formiguinha

Vishi! Ela conseguiu mais uma ârvore arriar.

Como é que aquele carneiräo

Acha que vai fazer um buraco na represa?

Ninguém consegue, carneiro, dâ no pira,

Mas ele decidiu firme ficar

Tinha esperanèa‚ esperanèa demais,

E estava construindo castelos no ar.

Entäo, quando quiser desanimar,

Em vez de se entristecer,

Pense no carneiräo

Vishi! Lâ vai a represa de mais de um milhäo!

126. Na Família nôs temos bastante esperanèa, e um dos nossos maiores dons e alegrias na vida é justamente transmitir isso aos outros. Animar as pessoas desanimadas através do nosso amor, alegria e confianèa na Palavra é o segredo, é o que nos faz ser o que somos e nos separa dos outros. Quando as pessoas vêem a sua esperanèa‚ sentem-se atraídas como alguém quando vê uma luz no escuro. Jesus comparou essa centelha de vida que nos separa dos filhos do mundo ao sal. Ele disse: “Vôs sois o sal da Terra.” Mas nos avisou para näo ficarmos insípidos nem abrirmos mäo do nosso diferencial, porque, caso isso aconteèa, em breve nos veremos atropelados pelo mundo e descartados.

127. É Jesus que nos faz diferentes‚ é a esperanèa que temos nEle, a forèa que encontramos na alegria de O conhecermos, acreditarmos nEle e contarmos com as Suas promessas. Mas se perderem essa alegria e cansarem–se de esperar pela promessa, se comeèarem a dormir espiritualmente, comeèaräo a perder a visäo. Deixaräo de fazer tudo com alegria e glôria, pois o peso do mundo cairâ sobre vocês e a sua carne näo conseguirâ sustentâ-lo. Algumas pessoas a essa altura ficam arrasadas e desistem no espírito. Algumas tentam seguir adiante na carne, esforèando–se, na esperanèa de “güentar” até morrerem ou Jesus resgatâ-las.

128. Mas aí é que estâ o segredo: quando os pais e outras pessoas comeèam a perder a visäo de por quê estäo na Família e qual é o seu trabalho, entäo as crianèas também saem perdendo. Primeiro, porque as suas crianèas näo väo ver aquela luzinha de vida em vocês, aquele farolzinho que os ajuda a superar o impossível. Segundo, se estiverem perdendo visäo e fogo, é difícil passar entusiasmo sobre o Senhor e a Família para os seus filhos. Se a sua prôpria visäo estiver diminuindo, serâ difícil fazer os seus filhos acharem que têm uma grande visäo para a vida deles e para o servièo que viräo a prestar para o Senhor.

129. Entäo, voltando ao que eu disse antes: para sobreviver a todas as mudanèas e desilusöes que vêm com o passar da idade‚ ao ver as coisas näo acontecerem como você esperava ou contava que aconteceriam, é preciso ter uma nova revoluèäo no coraèäo, na mente e no espírito. Vocês precisam aprender a continuar revolucionando näo importa o quê. Precisam aprender a pegar uma nova onda em vez de largarem de mäo ou desistirem da vida sô porque estäo decepcionados, desanimados, sentindo-se rejeitados ou seja lâ o que for que o Diabo colocar na sua cabeèa.

130. Para revolucionar é preciso renunciar ao antigo cada dia e renovar a sua esperanèa, poder e entusiasmo. É preciso uma grande renúncia de tantas dúvidas‚ temores e maneiras carnais de encarar a vida. É preciso fazer com que cada dia seja uma revoluèäo, libertando-se e largando as correntes de todos aqueles pesos e pecados que täo facilmente os puxam para baixo.

131. Peèam ao Senhor para ajudâ-los a encarar cada novo dia com novos olhos e esperanèa renovada. Deixem os seus filhos verem-nos abandonar o passado e encararem o futuro com alegria! Essa centelha de luz iluminarâ a vida deles e lhes darâ esperanèa. “Olha, a mamäe e o papai realmente acreditam no que Jesus disse e estäo vibrando com todas as maravilhas que Ele quer fazer através de mim também! Ver os meus pais täo entusiasmados e constantes na sua fé me deixa entusiasmado e me faz querer acreditar também. Por um tempo eu achei que eles tivessem desistido de mim, de si mesmos, da Família, de Jesus, de tudo. Mas uâu, näo é mais assim! Eles estäo ficando täo animados com a idéia de ganhar novos discípulos e edificar um trabalho duradouro e de nos ensinar em casa, que estâ causando uma reviravolta na nossa vida! Estou vendo esperanèa novamente e adoro isso. No final das contas acho que vale a pena servir Jesus.”

132. Isso é que é revoluèäo! Isso é que é metanôia, o tipo de reviravolta no espírito que precisamos ter para salvarmos a Família e nossas crianèas e jovens. E daí se estiverem desapontados por estarem ficando velhos e Jesus ainda näo ter voltado e a presenèa do AC ainda näo ser täo ôbvia e evidente como esperavam?! E daí?! Näo deveriam se preocupar com o término do mundo, mas sim em viver a vida ao mâximo por Jesus e pelos outros‚ bem como entusiasmar os seus filhos para conhecerem a alegria de se entregar de corpo e alma a Jesus!

133. E daí se estiverem um pouco desanimados, sem visäo, desgastados, sem forèas espirituais para agir? Esqueèam todas as suas expectativas que näo deram certo e acordem! Vejam o que têm nas mäos — aquela safra de crianèas radicais e revolucionârias, de pequenos cruzados malucos e caídos fora sô esperando para explodirem por Jesus se vocês somente se entusiasmarem e botarem fogo no negôcio!

134. Se ficarem entusiasmados com os novos passos do espírito, eles também ficaräo! Se ficarem animados para mudar o mundo, eles também ficaräo. Como diz aquela velha canèäo gospel: “’Cê precisa fazer tudo com glôria. Aquela glôria que vai ajudâ-lo a chegar até ao fim!” Se vocês se animarem, os seus filhos faräo o mesmo, porque adoraräo o fogo que veräo em vocês. Pelo menos väo se aproximar mais sô para vê-los arder!

135. Ainda somos uma revoluèäo. Vocês ainda säo uma revoluèäo, e os seus filhos säo uma revoluèäo! Entäo peguem seus bebês, chamem suas esposas e vamos lâ! Esqueèam o passado! Esqueèam o dia de ontem! Hoje é o primeiro dia de uma vida novinha em folha na Família! Hoje é o dia de caírem fora, de se sintonizarem e ficarem ligados em Jesus! Peguem a visäo de que “dâ pra fazer” e faèam um buracäo na represa! Meia volta volver! Adiante a todo vapor! (Fim da mensagem de Papai.)

Glossârio

Seguem-se as definièöes das palavras marcadas com um asterisco nesta Carta. Estäo em ordem alfabética. A definièäo é de acordo com o sentido em que foi usado no texto. Por favor, se for preciso, consultem o dicionârio para verem as outras definièöes das palavras.

atrièäo: (subs.) guerra de desgaste, em que se vence pelo cansaèo devido ao constante atrito entre as forèas.

periclitante: (adj.) correr perigo, perigar

intromissäo: (subs.) (da CdM 3066:40, Maria:) O dicionârio define assim intromissäo: 1. Aèäo ou efeito de intrometer-se. 2. Adièäo imprôpria ou indesejâvel. Essa palavra pode ser aplicada de duas maneiras: A primeira é no sentido dado no parâgrafo acima, que se vocês näo derem aos seus filhos o que eles precisam‚ näo os ensinarem, näo os treinarem e educarem tanto mental como espiritualmente, podem ser vítimas da intromissäo indesejâvel do Sistema sob a forma de perseguièäo por näo cuidarem adequadamente dos seus filhos. O segundo emprego da palavra “intromissäo”, é algo que o Senhor nos avisa antes na profecia acima, que se enviarem os seus filhos para a escola do Sistema‚ mas näo os pastorearem adequadamente, väo ter que contender com a intromissäo das influências do Sistema na vida deles.

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)